Eventos e Projetos
Noite de lançamento da reedição da Obra de Camillo!
| |||
__________________________________________________________________
Centenas de pessoas lotaram o plenário da Câmara para a homenagem ao centenário do escritor e poeta | ||||
A Câmara realizou, na noite desta terça-feira (25), audiência pública em celebração ao centenário do poeta e escritor Camillo de Jesus Lima, que nasceu em 1902, no município de Caetité. Aos 20 anos mudou-se para Vitória da Conquista, cidade em que atuou como jornalista, professor e político. Lima faleceu em três de março de 1975, na cidade de Itapetinga, em decorrência de um acidente. O poeta deixou uma rica obra literária, que se tornou referência para a região.
A audiência em homenagem ao centenário foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), segundo quem o Legislativo sente-se honrado em homenagear o escritor e poeta Camillo de Jesus Lima. “Sem dúvida, a celebração deste centenário de um dos mais importantes poetas do século 20 vai ficar marcada na história desta Casa”, declarou. Luiz Carlos de Jesus Lima, filho do homenageado, afirmou que seu pai é conhecido por ser “o poeta da liberdade”. Para Luiz Carlos, Camillo tinha como traço marcante a simplicidade. “Ele viveu e escreveu sempre defendendo os oprimidos. Sua arma era a caneta”, declarou, agradecendo a homenagem que a Câmara prestou ao mais ilustre poeta da região. A escritora e advogada Poliana Policarpo fez um breve resgate histórico da vida de Camillo de Jesus Lima, enfatizando traços como humildade e dedicação a causas sociais. Para a escritora, o poeta conseguiu unir a política com a sensibilidade poética. “Era um homem culto e, apesar de não ter cursado uma faculdade, foi um intelectual de sua época”, afirmou. O historiador e advogado Rui Medeiros destacou a importância da preservação histórica da memória de Camillo de Jesus Lima. “Foi um escritor que se preocupava com questões globais, pensando de forma crítica o mundo de sua época, o que refletia em sua prosa e poesia”, disse. A professora e escritora Maria das Graças Silveira afirmou que a audiência foi uma cerimônia que proporcionou reviver a importância da obra de Camillo de Jesus Lima. “Ele era apaixonado pela educação, dedicando boa parte de sua vida ao ensino”, disse, apontando para a educação como instrumento libertador. Para o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, a iniciativa em celebrar o centenário de Camillo de Jesus Lima foi um passo importante no resgate e divulgação da obra do poeta e escritor. “É preciso que as novas gerações conheçam a obra de Camillo, aprendendo a apreciar esta personalidade tão importante para Conquista”, salientou. Também participaram da audiência Carlos Jehovah, presidente da Casa da Cultura; Esechias Araújo, escritor; Iris Nery do Prado, diretor da Casa da Cultural; Edgar Larry, professor, além de alunos do Centro Integrado Professor Navarro de Brito. |
______________________________________________________________
Academia de Letras da Bahia - Palestra de Lançamento do Livro sobre Camillo
de Jesus Lima
_______________________________
Missa em homenagem ao Centenário do Poeta.
Publicado por Rodrigo Ferraz | Colocado em Cultura, Vit. da Conquista | Data: 21 set 2012
Por Rodrigo Ferraz
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista
realizada na próxima terça-feira (25), a partir das 19h30, uma audiência pública
em homenagem ao centenário do poeta Camillo de Jesus Lima.
Camillo de Jesus Lima nasceu no dia oito de setembro de 2012, na cidade de
Caetité. Aos 20 anos mudou-se para Vitória da Conquista, terra onde firmou-se
como escritor, poeta, jornalista e político. Lima faleceu em 1975, deixando uma
legado cultural e literário para Vitória da Conquista.
Foram convidados para a audiência Carlos Jehovah, presidente da Casa da
Cultura; Luiz Carlos de Jesus Lima, escritor e professor; Rui Medeiros,
advogado e historiador; Poliana Policarpo, advogada; Vicente Cassimiro,
advogado; Maria das Graças Silveira, escritora; Esechias Araújo, escritor; Iris
Nery do Prado, diretor da Casa da Cultura e Edgar Larry, professor. Com
informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores.
Publicado por Rodrigo Ferraz | Colocado em Cultura, Vit. da Conquista | Data: 21 set 2012
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizada na próxima terça-feira (25), a partir das 19h30, uma audiência pública em homenagem ao centenário do poeta Camillo de Jesus Lima.
Camillo de Jesus Lima nasceu no dia oito de setembro de 2012, na cidade de Caetité. Aos 20 anos mudou-se para Vitória da Conquista, terra onde firmou-se como escritor, poeta, jornalista e político. Lima faleceu em 1975, deixando uma legado cultural e literário para Vitória da Conquista.
Foram convidados para a audiência Carlos Jehovah, presidente da Casa da Cultura; Luiz Carlos de Jesus Lima, escritor e professor; Rui Medeiros, advogado e historiador; Poliana Policarpo, advogada; Vicente Cassimiro, advogado; Maria das Graças Silveira, escritora; Esechias Araújo, escritor; Iris Nery do Prado, diretor da Casa da Cultura e Edgar Larry, professor. Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores.
______________________________________
Sarau Literário, em Macarani - Bahia
________________________________________
Camillo de Jesus Lima, um moço poeta dos oprimidos
Hoje, 8 de setembro, completam-se 100 anos do nascimento de Camillo de Jesus Lima. Poeta, escritor, jornalista, professor e político que foi ainda comunista, crítico, polêmico, boêmio, amigo e pai. Nasceu em Caetité e morreu, em 3 de março de 1975, após ser atropelado em Itapetinga. Além de Caetité, Camillo morou em Vitória da Conquista e em Macarani.
Por onde passou, ele deixou mais que sua contribuição literária – foi um participante político. “Por toda a vida ele defendeu os humilhados e os menos favorecidos. Ele detestava a exploração do homem pelo homem. Zélia Saldanha disse, em certa ocasião, que Camillo era o poeta da liberdade. Ele nos deixou um legado muito grande e é motivo de muito orgulho para nós familiares”, afirma o filho Luiz Carlos. “A sua única arma era a caneta. Ele era ferino com a caneta”, ressalta o filho.
A arma de Camillo o fez cair nas mãos da ditadura. Ele foi levado de Conquista para Salvador na ocasião do golpe militar de 1964. “Ele foi o maior poeta social do século XX”, afirma o historiador Ruy Medeiros. “E não foi somente poeta, deixou contos, crônicas, ensaios e uma série de peças em prosa que merecem ser revisitadas, inclusive a sua crítica. Foi um homem que se envolveu nas questões de seu tempo e produziu quanto a essas questões uma obra que merece ser revisitada, lida e relida hoje até mesmo para compreendermos a situação do mundo e de Conquista”, argumenta.
“Ele foi muito conhecido na sua época, mas se tornou esquecido e desconhecido para a geração pós a década de 1980″, aponta o historiador. “É um grande poeta brasileiro que precisa ser redescoberto, pois tem uma dimensão enorme para a nossa literatura”. Na década de 1940, foi considerado “o maior poeta moço do Brasil” pela Academia Carioca de Letras.
HOMENAGENS – As cidades onde Camillo morou estão festejando o seu centenário. O Centro de Cultura de Vitória da Conquista, que carrega o nome do escritor, montou uma programação com diversas formas de expressão, apresentadas entre os dias 4 e 6 de setembro. Fotografia, pintura, dança, vídeo e música homenagearam o poeta.
O cantor e compositor conquistense Gutemberg Vieira foi um responsáveis pela homenagem. Ele montou um show a partir de poesias de Camillo, denominado “Destino de Cigarra”. “Em 1989 tive contato com o livro ‘Antologia poética’, e fui lendo e admirando a obra. Ao longo desse tempo eu musiquei algumas poesias, e em 2009 eu resolvi continuar para apresentar em 2012, eu já tinha umas onze músicas e fiz mais onze. Agora vamos selecionar e gravar um disco para tentar lançar até o final do ano”, conta o cantor.
Na sua cidade natal, as homenagens acontecem na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Entre os dias 12 e 14 de setembro, um evento discute a obra dos baianos Jorge Amado e Camillo de Jesus Lima, com a participação de pesquisadores e acadêmicos. Ruy Medeiros, Heleusa Câmara e Carlos Jeovah irão participar.
Em Macarani, o desfile de sete de setembro foi dedicado ao escritor, com a presença dos seus dois filhos. No próximo dia 20, será realizado um Sarau Literário no salão paroquial da cidade. Até o final do ano, a Casa da Cultura de Vitória da Conquista e o Museu Pedagógico da Uesb também realizarão eventos em homenagem ao centenário.
OBRA INÉDITA – A Casa da Cultura de Vitória da Conquista, em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia, deve lançar até o final do ano os primeiro volumes de uma série que deve reunir a obra completa de Camillo de Jesus Lima. Ao todo são sete volumes, tomando como base, principalmente, as duas mil páginas de escritos inéditos.
MORTE E MISTÉRIO – Até hoje, a família de Camillo pergunta-se como de fato aconteceu o acidente que o vitimou. Segundo o filho, nunca deram uma explicação formal e quando procuraram pelo motorista do ônibus que atropelou o poeta, ele simplesmente desaparecera. A única coisa que sabem é que Camillo foi alcançado por um ônibus em alta velocidade ao descer de um veículo do tipo Kombi. Ele chegou a ficar internado em Itapetinga, mas não sobrevivera.
O maior
poeta do Sudoeste baiano, Camillo de Jesus Lima, comemoraria no próximo dia 08
de setembro 100 anos de idade.
Para
comemorar esta data, o Centro de Cultura de Vitória da Conquista está com uma
programação especial.
Ontem
(terça-feira), por exemplo, aconteceu uma projeção de vídeos e exposição de
poemas pintados de Júlio Veredas. No dia 05, acontecerá a apresentação “Agora é
a sua vez” do ballet Lorena Albuquerque. E para encerrar, no dia 06, o show
“Destina de cigarra” de Gutemba. Toda a programação começa às 20h.
Por: Rodrigo Ferraz.
________________________________________________________________________
Desfile de 7 de Setembro, homenageando Camillo, na Cidade de Macarani - Bahia
_________________________________
Projeto Lítero-Musical aos 100 anos de Camillo de Jesus Lima
GUTEMBA
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
06/09/2012
________________________________
___________________________________
SESC CONQUISTA CONVIDA : exposição 100 anos de Camillo de Jesus Lima
A exposição “100 anos de Camillo de Jesus Lima”, que esteve no Museu Pedagógico da Uesb no final do ano passado, estará agora acessível no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Vitória da Conquista. A mostra, que faz uma homenagem a vida e obra do poeta, político, jornalista e professor, estará no Sesc no período de 4 a 30 de abril.
Logo após, a exposição irá para Caetité, cidade natal de Camillo de Jesus Lima, onde será sediada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Este evento é apoiado pela Uesb, pelo Sesc e pela Casa da Cultura de Vitória da Conquista.
Centro de Cultura Camillo de J. Lima
Projeto Destino de Cigarra
(Luiz e Albion)
A Balada Do Vira-Mundo
Luiz Carlos, Albion e o Cantor Elomar Figueira
Guterberg, Albion, Esmeralda e Luiz Carlos.
Luiz Carlos, Camilly e Esmeralda
Centro de Cultura
Luiz Carlos sendo entrevistado
Entrevista ...
Entrevista de Albion
Entrevista...
Repórter e câmera da TV Sudoeste.